O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, informou que o governo começou a nomear pessoas indicadas pela “classe política”, como ele prefere denominar os parlamentares aliados, tanto da Assembleia Legislativa quanto da bancada federal. Ao menos 30 pessoas já teriam sido nomeadas no Executivo a pedido dos deputados.
Por enquanto, apenas os indicados dos aliados foram beneficiados e devem continuar tendo direito, porém, Taques garante que tem conversado com os parlamentares da oposição e não descarta a possibilidade de conversar sobre cargos, num possível apoio ao governo.
“Cada deputado é uma conversa, cada deputado é uma necessidade, cada deputado tem um tempo de indicação, não existe números específicos, existe uma conversa com cada deputado. com cada partido que compõe a base do governo e com cada deputado federal da nossa base. Já nomeamos, seguramente, em torno de 30 pessoas indicadas pela classe política da base. Estamos conversando com a oposição. Isso vai depender de uma conversa que vai continuar na semana que vem e se houver um amadurecimento político no sentido de, deputados da oposição, se aproximarem do governo, não tem por que não conversarmos sobre tudo, inclusive cargos, mas isso não foi feito até agora, bom deixar claro”, explicou o gestor.
Paulo Taques já buscou o apoio do PR que ainda aguarda uma reunião ampliada da bancada republicana na Assembleia Legislativa para definir se apoiam ou não o governo. Dois parlamentares já anunciaram que apoiam o governo: Sebastião Rezende e Wagner Ramos.
Já Ondanir Bortolini, Nininho, que foi para primeira-secretaria da Mesa Diretora com apoio do Executivo prefere manter independência, mesmo posicionamento do deputado Emanuel Pinheiro. Mauro Savi deve permanecer na oposição e analisa a possibilidade de sair do PR.
O secretário ainda tem buscado um relacionamento harmônico com os parlamentares, inclusive com a deputada Janaina Riva (PSD), filha do ex-deputado José Riva (PSD), desafeto do governador Pedro Taques (PDT). Por outro lado, a maior resistência tem sido com um aliado, o deputado Zeca Viana (PDT), que chegou a chamá-lo de vagabundo na tribuna da Assembleia Legislativa e não foi ao almoço dado pelo chefe do Executivo aos parlamentares nesta semana. A bronca do pedetista seria inclusive por causa de cargos no governo e na época da eleição da Mesa Diretora chegou a anunciar que o Executivo estaria trocando apoio por cargos na administração estadual.
Em São José dos Quatro Marcos, as informações podem ser obtidas no Fórum da Comarca com a agente da Infância e Juventude, Sandra de Lima Longhi.
A 'Dose Zero' representa, portanto, uma proteção antecipada diante do atual cenário.
Atendimentos começarão nesta quarta-feira (13), em Salto do Céu, e seguirão para Rio Branco, nos dias 14 e 15.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.